sexta-feira, julho 14, 2006

NO CÉU CONTRA OS FOGOS



Já há meios aéreos para combate a incêndios no nosso distrito. Após recepção de fotos, achámos por bem, publicá-las bem como umas linhas respeitantes ao assunto em questão.
Constatamos que já se encontram disponíveis 2 (dois) meios aéreos, um helicóptero médio Bell 205 e um avião ligeiro Dromadair, que farão a cobertura do distrito Portalegrense, sendo que o primeiro se encontra no heliporto dos B.B.P. e o outro no aeródromo de Ponte de Sor.
No entanto vemo-nos obrigados a tecer algumas considerações relativamente aos meios em si, fazendo a análise comparativa entre meios disponíveis e actuação/características destes meios:
HELICÓPTERO BELL 205
Tripulação: 9
Capacidade de descarga: 1500 lts
Local de abastecimento do tanque: qualquer um com condições para tal

AVIÃO LIGEIRO DROMADAIR
Tripulação: n.d.
Capacidade: 200 lts
Local de abastecimento do tanque: unicamente em pista

Dadas as características anteriormente referidas, sentimo-nos obrigados a questionar o porquê da não utilização de dois helicópteros, pois as conveniências de abastecimento do tanque de água, a utilização a nível de intervenções em incêndios seria optimizada em grande escala, porque convenhamos que efectuar uma aterragem e consequente descolagem em pista (verificando que são poucas as que se encontram disponíveis e com condições para tal no distrito) apenas para abastecer e efectuar a posterior descarga não se demonstra muito exequível. Além disso para tantas contrapartidas apenas se constata que a vantagem está no aumento de capacidade de 1500lts para 2000lts, no entanto dada a capacidade de abastecimento do tanque do helicóptero, bem como um maior leque de locais para efectuar esse abastecimento, enquanto o dromadair faz duas descargas o heli efectuará 3 ou até mesmo mais, logo fazendo as contas, existe mais gasto e menor rentabilidade na utilização do dromadair.
E então urge a pergunta:
PORQUÊ OPTAR POR ESTES MEIOS???
Infelizmente não sabemos dar a devida resposta mas de certo que alguém saberá, não é?!

Temos, no entanto, que nos congratular, por o nosso distrito ter sido contemplado com dois meios aéreos, porque afinal de contas não é o ideal mas sempre é alguma coisa...
Resta-nos desejar um BOM SERVIÇO e POUCAS SOLICITAÇÕES para estas equipas aerotransportadas....