domingo, junho 04, 2006

Portalegre - Uma cidade de Suicidas

Embora não concordemos em todo com o que se encontra aqui descrito, publicamos este post, pois é de todo alarmante e quer queiramos quer não, acabamos sempre por ficar a pensar nisto.

Um jornal da região, publicou hà alguns dias uma noticia em que colocava a cidade de Portalegre em 3º lugar, no Ranking Nacional…de Suicídios, sim… leram bem… é nesta pacata cidade que se cometem mais suicídios que em todas as outras, à excepção de duas: Beja e Faro.

No jornal de que vos falei, vinha também uma entrevista ao Dr. Érico Alves da Silveira, director do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental (DPSM) do Hospital Dr. José Maria Grande, quem em Portalegre não conhece ou não ouviu já falar no Dr. Érico???
E, a certa parte da entrevista, este famoso médico de Portalegre “capaz do melhor e do pior” conforme já me foi dito por vários portalegrenses, afirma que até é possível traçar o perfil do suicidário portalegrense. Continua a entrevista caracterizando a figura atrás referida, como: ”: indivíduo entre os 45 e os 60 anos de idade; solteiro, viúvo ou divorciado; desempregado ou reformado, a viver sozinho; com antecedentes familiares de suicídio.
Ora assim sendo e definido que está a figura do suicidário portucalense, aconselho a todos que conheçam alguém com as características anteriormente referidas a ajudar a pessoa em causa, pois depois de ler este post, de certo que se tal acontecer e não ajudar, vindo posteriormente a pessoa a suicidar-se poderá vir a sofrer de “consciêncite aguda”.