quinta-feira, junho 29, 2006

FOGO EM MATINHOS



A grande quantidade e qualidade (como agente combustível) de pastos pode vir a determinar mais um ano verdadeiramente dramático em termos de incêndios na zona de Portalegre.
O primeiro fogo já se fez sentir, segundo o Jornal Fonte Nova, “depois das 19h de terça-feira…deflagrou um foco de incêndio na zona dos Matinhos…na serra de Portalegre”, para os mais desatentos ou menos conhecedores da zona circundante de Portalegre. Informo os nossos caros leitores que os Matinhos é a zona que se encontra acima da estação meteorológica de Portalegre, o acesso a essa zona faz-se por uma estrada sem condições onde dificilmente passa um veículo pesado dos B.V.P., a referida estrada começa no bairro do Atalaião e acaba na estrada Salão-Frio / Reguengo, sensivelmente em frente ao Restaurante Lareira da Serra.
Surpreendentemente, as chamas apenas conseguiram “lamber” cerca de 300 m2, o que significa que houve uma rápida e eficiente acção dos B.V.P. no combate às chamas. No entanto, e enquanto os Bombeiros apagavam as chamas, ouviam-se fortes criticas à estrutura de combate a incêndios montada este ano pelo MAI, por parte de populares.
Chegaram mesmo a ouvir-se certas frases como:
« - A GNR é que devia aqui estar! »
« - Andam aqui carros avariados ma há tudo do bom para a GNR!»
« - Não são eles que ganham o dinheiro? Então eles que venham!»
« - O ministro é que devia agarrar numa enxada e estar aqui!»
Como é perceptível, até os cidadãos estão contra o facto de se ter esbanjado tanto dinheiro para equipar a GNR, apenas para andar a passear de jeep’s novos, quando os Bombeiros é que lutam contra as chamas sem meios receber! Resta continuar a apostarem nas campanhas de peditórios, nos hipermercados, para que consigam uma ambulância nova, um jeep UMM, e aproveitar os auto-tanques da recolha de leite da SERRALEITE, para quando inoperacionais para a empresa, serem redistribuídos para os B.V.P.
Este país está a tornar-se degradante pois os grandes ficam cada vez maiores e os pequenos são
reduzidos ao à sua insignificância!